31.5.06

Vale a pena ler...

Bom, o texto que se segue diz respeito a um diálogo originado pela frase que se segue, e considerámos de tal forma interessante que aqui o colocámos para que possam reflectir sobre o assunto:

Indivíduo 1:
Deus... é tão somente uma palavra criada por aqueles que não têm esperança nos outros nem confiança em si próprios...

Indivíduo 2:
Deus está em todos nós. Por isso temos esperança em todos os que nos rodeiam e confiança em nós próprios

Indivíduo 1:
Isso é simplesmente... triste... o que tu tás a dizer é que pelo simples facto de Deus "existir" é que tens esperança nos outros e confiança em ti mesmo... Não tem nada a ver, e tu sabes isso. É nestas alturas que agradeço a Deus por ser Ateu, porque sou crente, e muito. Mas na realidade. É essa crença que me afasta do catolicismo, graças a Deus.

Indivíduo 2:
Se não questionasses a existência de algo mais não terias procurado um fundamento para a (não) existência de Deus. Eu cheguei a uma conclusão. Tu chegaste a outra. Ninguém errou mas eu estou em paz com a minha escolha e com a que os outros fizeram. Tu não.

Indivíduo 1:
Ah mas não tenhas duvidas de que, tal e qual como muitos de nos, sou céptico. O facto de ler sobre o espiritismo, Codigo DaVinci, O Inquisidor, etc... indirectamente estou a procura da resposta a pergunta: Porque estou eu aqui? Contudo, não se trata de não estar em paz com a escolha dos outros, simplesmente dou muito mais crédito aos que me rodeiam do que tu ou outros como tu. E porque é que eu digo isto? Porque acredito que dou valor as pessoas e confio nelas, porque acho que cada um de nós está a ser ele mesmo, está a agir de acordo com a educação que lhe dão em casa, com o conviver com os amigos, etc... não porque existe uma entidade sobrenatural dentro de cada um de nós... Apelar a Deus, é um acto de desespero, um último recurso quando tudo o resto falha, quando a sorte nos abandona e o infortúnio bate-nos a porta, eu sei que muita gente reza a Deus para agradecer, por exemplo, o pão nosso de cada dia, mas a maioria das vezes, e tu sabes que é verdade, rezam porque precisam de algo...e isto não só revela desespero mas também, em alguns casos, hipocrisia para com o vosso Deus. Peço desculpa por tar a ser tão duro, mas é a minha visão, eu sei que tu não és assim, mas estou a falar em termos gerais...

Indivíduo 2:
Realmente eu não me considero superior aos outros ao ponto de sentir que os posso julgar...

Indivíduo 1:
Eu não julgo ninguém, como eu disse, é só a minha visão da coisa. E não é que eu seja superior a ninguém, tu é que te sentes inferiorizado porque não tens argumentos...

Indivíduo 2:
Os sentimentos não são explicáveis por palavras pelo que a argumentação só pode existir dentro de uma só pessoa contra si própria. Só aí é que se chega a um consenso. Cérebro contra coração. Tudo se resume a isso.

Indivíduo 1:
Aí é que te enganas amigo, palavras podem não dizer o que o coração sente, mas fazem sentir o que o coração diz... se não consegues definir com coerência aquilo em que acreditas, então é porque não estás muito seguro de ti... e seguir uma causa sem entender as suas origens e propósitos para mim não é nada...

Indivíduo 2:
Conheces as origens e propósitos do amor? E do ódio? Se sim, então responde. Se não, então porque amas e odeias? Já agora define tudo isso com coerência. Ou será que não acreditas nisso? Se não consegues definir uma coisa por palavras então partes do pressuposto que ela não existe, não é? Então explica a tua existência. Ou será que não existes? Podes procurar mas ainda não tens resposta, pois não? Talvez quando a encontrares notes que perdeste a tua vida à procura. Isso é assim tão bom? Pessoalmente prefiro viver a vida a tentar explicá-la, muitas vezes sem sucesso. Podes argumentar dizendo que há pessoas que arduamente procuram e investigam. Enquanto não descobrem nada o que vais fazer? Coçá-los com força? Não podes contrariar a minha crença hoje, tal como eu não posso contrariar a tua descrença, uma vez que nenhum de nós tem provas físicas. E provavelmente nunca o conseguirás fazer enquanto fores vivo! Logo para quê insistir no assunto? Para quê perderes o teu tempo nisso se na realidade só me estás a tentar convencer a aceitar a ateísmo como nova religião. Não ignoro as pessoas à minha volta porque sou cristão e respeito as suas crenças. Porque não podes tu fazer o mesmo? Será que não tens esperança nos outros nem confiança em ti próprio para o fazer?

Indivíduo 1:
Antes de mais vê lá se te acalmas ... tenho sempre falado em termos gerais e tenho sempre dito que é a MINHA visão da coisa, e antes de responder as tuas perguntas (sim, eu tenho resposta para as perguntas) deixa-me antes corrigir uma grande mentira que disseste... eu nunca... mas nunca... ignorei uma pessoa ou dei algum tipo de desprezo só porque essa pessoa tinha uma ideia diferente da minha. Que fique bem claro . Agora, em relação ao que disseste, fizeste a pior das comparações, repara, Deus é um conceito que se tu nunca ouvisses falar nunca poderias segui-lo... porque nunca virias provas dessa existência... enquanto que o amor, mesmo que tu nunca ouvisses falar dele, um dia, ele "batia-te a porta", um dia irias ter um sentimento que nunca ouviste falar mas que existe... escusado será dizer que a mesma regra se aplica em relação ao ódio. Agora, em relação ás origens, imagina que te perguntam: "Porque amas aquela pessoa?" e tu começas a dar uma lista infindável de atributos físicos e psicológicos da pessoa que amas, ora, é exactamente daí que vem o amor, dessa lista, dessa quantidade de coisas que te atrai imenso em relação a essa pessoa, tudo isso, todas essas coisas que vocês gostam um no outro faz com vocês se amem... é daí que ele vem... Agora, propósitos. Porque é que o amor existe? Bem... olha... não sei... se calhar porque o mundo seria um caos sem ele... ou então, em termos bíblicos, o homem foi feito para a mulher e a mulher foi feita para o homem não é assim? Então se calhar era bom que existisse uma coisa que os unisse.... sei lá... por exemplo... o amor não?! "Se não consegues definir uma COISA por palavras então partes do pressuposto que ela não existe, não é?" a minha resposta é: não. O que eu disse foi, e passo a citar: "... se não consegues definir com coerência aquilo em que ACREDITAS, então é porque não estás muito seguro de ti..." do que é que estamos aqui a falar? de Deus... certo? então porque é que foste generalizar? Coisas ha muitas... e estamos só a falar de Deus, de nada mais... aí sim, digo que tens de definir com coerência um assunto tão controverso como Deus... não o assunto "uma coisa". Tendo dito isto, o que disseste para a frente é um bocado palha visto que deriva daquilo que disse acima. Contudo, eu não procuro a razão da minha existência, nem ao longo da minha vida tenho tentado explicá-la porque acho que ainda não tenho maturidade nem bagagem suficientes para encarar um tema tão complexo como esse, mas mesmo assim, encaro o tema com realismo, não deixo nas mãos de uma entidade que nem sei se existe. E pela última vez jovem... eu não estou a tentar convencer-te de nada, simplesmente meti aquela frase por que é a MINHA VISÃO tal e qual como a de muitos, foste tu que comentaste a frase não fui eu, és tu que te estás a sentir "ameaçado" não sou eu... Quanto á cena de eu ignorar as pessoas porque têm uma crença diferente da minha, já mencionei acima que não podia ser mais falso, espero que não se repita. Obrigado.
PS: Peço desculpa por o texto ser tão grande

Indivíduo 2:
1º ideias e crenças não são sinónimos.
2º mesmo que nunca se tivesse ouvido falar em nada relacionado com Deus, eu acreditaria com todas as forças do meu ser que alguém olha por nós, ajudando-nos e ensinando-nos sempre que é preciso através da vida. Não baseio a minha crença na bagagem cultural.
3º essa questão do amor não é bem assim (amor da mente versus amor do coração) mas realmente o tópico não é para aqui chamado. Estava só a dar um exemplo.
4º não sabes o porquê do amor mas acreditas. Não sei o porquê de Deus, mas acredito. Afinal qual é o problema?
5º os animais andam unidos e, segundo estudos científicos, não se pode considerar que sintam amor: só cio. Porque somos nós diferentes?
6º Acreditas no amor, ódio e em ti próprio, não é? Minimizas tudo isso porque referi como sendo "coisas". São também assuntos controversos (não tu em concreto mas o Homem, lol). Nem os católicos são capazes de considerar Deus superior em alguma forma a tudo isso! Mas tu lá tens a tua opinião...a tua visão das coisas... e o português é uma língua muito traiçoeira...
7º Gostei do que respondeste em relação á existência humana. Esta rasteira que ultrapassaste indicou-me que a discussão continua racional e não é mera teimosia. Caso contrário, não valeria a pena continuá-la...
8º Uma visão implica um assunto com o qual não se está de acordo, uma tese que explique porquê e uma alternativa. Tu só atacaste. Considero que a tua visão só se viu nos comments e muito pouco desenvolvida (acredito que tenhas mais para falar do que aquilo que li). Se não tivesses feito comments aquelas tristes linhas seriam consideradas um simples insulto e desrespeito para com os católicos e a tua visão não existiria. Só existiria uma vontade de chatear quem não te chateia.
9º Não te acusei de ignorares as pessoas mas sim de não respeitares as suas crenças (uma vez mais o português é traiçoeiro). No entanto, tu acusaste, logo no post, que pessoas como eu perderam esperança nas outras pessoas. E isso é que não deve ser repetido!
10º Não te preocupes que eu estou calmo e satisfeito. Acho sempre bom poder-se falar dos assuntos sem tabus. Tens é que aprender a introduzir tópicos porque caso contrário parece que só queres falar com ateus que concordem contigo.
PS: tinha que chegar às 10...

Indivíduo 1:
1º Realmente, tenho que concordar contigo, não são sinónimos, para mim é uma ideia, para ti é uma crença, e a diferença está exactamente neste ponto: Para mim é uma ideia, visto que embora eu não concorde com a existência de Deus, não meto de parte o facto de ele poder existir, ao contrário de ti e de muitos como tu que, acreditam piamente que Deus existe e mais nada... não conseguem pensar: "Se calhar ele não existe..."
2º Neste ponto, não tenho muito a comentar, talvez sim talvez não, acredito que o conceito de "Deus" venha de um sentimento interior, uma necessidade enorme de ter alguma entidade sobrenatural a vigiar-nos a todos, tendo isto em conta, provavelmente tens razão...
3º Um dia, noutro tópico, vais-me explicar essa tua "teoria" do amor da mente versus amor de coração...
4º O problema é que tu não percebeste que eu estava a ser sarcástico quando estava a explicar porque é que o amor existe ;)
5º Respondendo á pergunta, somos diferentes porque nascemos com a capacidade de reflectir face a uma determinada situação, se nós agíssemos apenas apenas de acordo com aquilo que sentimos seriamos iguais a eles, meros animais...
6º Não percebi muito bem esta alínea, para começar eu não minimizei nada, eu apenas singularizei, espero que saibas a diferença, tu é que generalizaste, e depois, se eu não acredito em Deus como é que eu posso achá-lo superior ao amor, ódio, a mim mesmo...? fiquei um bocado confuso...
7º Aqui só tenho a agradecer o elogio e a concordar com o que disseste
8º Vais-me desculpar, mas eu acho absolutamente normal eu só ter "atacado" nos coments visto que eu não tenho nada que comentar a MINHA própria frase, porque, como é lógico, concordo com ela... tendo dito isto, é normal que a minha visão só se tenha visto nos coments. Se eu quisesse desenvolver mais o tema, nunca mais sairia daqui (como podes ver pelo número de comentários, ;P) assim, decidi por aquilo que sinto e aquilo que vejo numa pequena frase... cabe-te a ti comentares e a mim, caso discorde, argumentar contra.
9º Eu faltei-te ao respeito? Se sim peço desde já desculpa, não foi para isso que meti a frase, mas vais-me apontar onde é que eu o fiz... porque a meu ver apenas argumentei contra, tive uma opinião diferente da tua e indiquei o que eu penso face aquilo que disseste, isso é faltar-te ao respeito a ti e a outras pessoas? dizer o que pensamos e o que sentimos é faltar ao respeito? Por essa ordem de ideias, não podes falar de Deus ao pé de mim porque não estás a respeitar-me... Quanto á cena do post, já te disse pela milionésima vez que é só a minha visão, não tens que te sentir ofendido, se discordas apresenta argumentos e eu vou dizer porque é que eu concordo ou discordo contigo :)
10º Se eu quisesse só falar com ateus que concordam comigo nunca meteria este post, visto que já sei desde á muito tempo que és católico

Indivíduo 2:
1º Uma crença não envolve só o pensamento por isso não pode ser justificada só através da razão. Daí a dificuldade que eu tenho para te tentar fazer compreender o porquê de acreditar. Não estou com isto a "puxar-te" para o catolicismo. Estou só a tentar que tu percebas que é por causa disso mesmo que os teus argumentos, quando mal justificados, podem ser considerados insultuosos. Porque se percebesses isso, abordavas a questão doutra forma. Não estarias de acordo mas não me obrigavas a justificar sentimentos. É mesmo isso que não me leva a questionar a Sua existência;
2º Agradeço isso. Estamos os dois a aprender. A necessidade existe sempre. A forma de a saciar é que é distinta.
3º Vai ao outro blog que isto agora está a ficar moda e mete-te ao barulho. Preciso de opiniões para continuar a aprender.
4º Concluo então que não sabes a resposta. Também eu não em relação a ambos os tópicos. Logo não vale a pena insistir nisso.
5º Já deves ter notado que um animalizinho invadiu a conversa. Se ele parasse de se armar em parvo com as tretas do "mas eu não sei!" e se envolvesse a sério na conversa, teria a sua piada. Foi este macaco que destruiu com vigor o meu argumento: não só sou obrigado a admitir que os animais de estimação amam como também que outras espécies matam-se por amor (a fêmea mata o macho depois da cópula, por exemplo). Sabes tanto quanto eu! No entanto, eles não pensam. Aparentemente foram destruídos dois argumentos...
6º Isto não passa de um jogo de palavras, daí a confusão. Eu também não minimizei, generalizei. E não. Não O considero superior às outras variáveis. Agora mandar vir porque usei a palavra "coisa" à falta de melhor (não me lembrei)... Francamente... E como é que eu defino com coerência uma crença?
7º O tópico 7 es finito!
8º Já o disse e volto a dizer: para mim não há post. Também comentaste o meu comment, não foi? Tens tanto para a argumentar quanto eu. E nós estamos a desenvolver o tópico! Quanto ao atacar pensa assim: queres vender peixe mas só dizes para não comprarem o do lado, não falas do teu. Como é óbvio não me estás a tentar "puxar" mas também não me mostras os teus argumentos a favor da tua visão. Só falas dos argumentos contra a minha crença.
9º Opinião é diferente de crença. A tua crença é não acreditar? Se assim é, então não falarei de Deus contigo. Espera lá... Eu não comecei esta conversa! De facto, eu nunca incitei esta conversa nem mandei indirectas que pudessem conduzir à mesma. Porque será?? Talvez por receio de não te respeitar? Agora que começou não me arrependo. Mas como já referi, a tua visão é uma crítica a uma crença, uma crença assenta em sentimentos, logo poderia sentir-me insultado. Não é o caso porque te conheço e sei que não é esse o teu objectivo.
10º Com o 9º acho que dá para perceber porque escrevi aquilo.

Indivíduo 1:
1º "Uma crença não envolve só o pensamento por isso não pode ser justificada só através da razão." concordo, mas também não pode ser justificado apenas pelo sentimento, não podes simplesmente dizer que é o que sentes e que não consegues exprimir porque é um sentimento... Em relação aos meus argumentos, eu n critico a crença, eu critico as causas que te fazem ser crente... é diferente, peço desculpa se te sentes insultado, tenho a certeza que sabes que não é essa a minha intenção.
2º Je suis... tres content... parce que.... ces't finie, lool;P
3º Não quero ir a outros blogs, sabes tão bem quanto eu que qualquer tentativa de plagiar qualquer tema que aqui se discute, é tão somente uma tentativa para atingir a magnificência deste blog.
4º Concluis mal, se eu te disse que era sarcasmo então é porque o a resposta que dei é a que eu penso que está correcta, o seu propósito explica a sua existência...
5º Concordo, sei tanto como tu :)
6º "Agora mandar vir porque usei a palavra "coisa" à falta de melhor (não me lembrei)... " não te lembraste? então e a palavra "DEUS"? não é boa? não é disso que andamos a falar? tenho a sensação que ainda não percebeste porque é que eu reclamei quando usaste a palavra "coisas" lool. "E como é que eu defino com coerência uma crença?" Definir com coerência, é definir alguma coisa com sentido, neste caso, a tua crença em Deus, não consegues fazer isso? Eu não consigo de certeza... eu não acredito...
7º Je suis tres content... parce que... ces't finie... de noveau ;P
8º Em relação a esta alínea admito que cometi um erro, mas não tem nada a ver com o que tu escreveste. Depois explicar-te-ei melhor ;)
9º Mais uma vez n entendeste o meu sarcasmo... tendo dito isto, o resto que escreveste é palha.
10º Ces't finie :)